Pré-moldado no ponto certo para sua construção

O que são pré-moldados?

Entre os diversos materiais de construção disponíveis, os pré-moldados de concreto são bastante populares em diversas obras. Além de serem produtos bastante viáveis do ponto de vista técnico, também são uma opção bastante econômica que garante benefícios como rapidez, qualidade e durabilidade.
O pré-moldado é um material de construção fabricado por meio da colocação de concreto em um molde. Ainda no molde, esse concreto é levado para ser curado em uma área controlada que irá garantir a qualidade da peça.
Quando pronto, é transportado para a área da construção para ser utilizado. Ele oferece um processo mais rápido, seguro e acessível do que o concreto comum, que é preparado diretamente no local da construção.
Apesar de ser comumente utilizado em obras de grande porte como pontes, edifícios e viadutos, o material está cada vez mais presente em projetos menores, como casas pré-moldadas ou edifícios pequenos. O uso do pré-moldado também é muito comum, por exemplo, na construção de estacionamentos, escritórios e escolas.

Qual a diferença entre pré-moldados e pré-fabricados?

É muito comum as pessoas fazerem confusão entre o pré-moldado e o pré-fabricado. Apesar de serem materiais semelhantes, têm algumas diferenças fundamentais.
Em primeiro lugar, tanto os pré-moldados de concreto quanto as estruturas pré-fabricadas têm a modelagem feita em um ambiente fora do local da construção da estrutura. A principal diferença é que os pré-moldados são feitos em um local do próprio empreendimento, tendo um controle de qualidade menos rigoroso.
Geralmente, a inspeção do material é feita por órgãos especializados ou profissionais da própria empresa.
São eles os responsáveis por garantir que tudo foi fabricado de acordo com o estabelecido nas normas ABNT NBR 14.931:/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento, e a ABNT NBR 12.655:/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.
Já os pré-fabricados são produzidos industrialmente, com um controle de qualidade bem mais rigoroso e sob determinações normativas que são avaliadas em um laboratório.
As peças pré-fabricadas normalmente devem ser identificadas com a data de fabricação e o tipo de ação e concreto usados na sua fabricação. Além disso, deve haver uma inspeção desde o transporte até a hora da montagem.
A definição de pré-moldado e pré-fabricado é estabelecida pela norma ABNT NBR 9.062/2017 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.


IPIRÁ WEB host2

Visite a Loja e confira todos os produtos a disposição para sua reforma e construção na GUSMAC e GUSMÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário