Para sua reforma e construção na Gusmac tem preço baixo de montão

Afinal, quanto custa construir uma casa?

Hoje em dia, existem várias ferramentas para se descobrir quais serão os custos de uma construção. É possível tanto contratar ajuda especializada, como um arquiteto ou um engenheiro, quanto fazer pesquisas por conta própria e usar planilhas para o cálculo.

Para ajudar nos cálculos, aliás, o futuro proprietário pode contar com alguns sistemas disponíveis na internet, como o SINAPI e o CUB.

O primeiro é um índice do IBGE que traz os custos do m² de construções por estado. A vantagem é que os dados são atualizados mensalmente. Já o CUB é um indicador fornecido pela Câmara Brasileira de Indústria de Construção (CBIC) que traz informações sobre o preço de construções residenciais e comerciais.

Para fazer o cálculo, é só pegar o valor do m² do estado e multiplicar pelo m² da sua construção. E o site do CUBIC é uma mão na roda nessa tarefa. Ele conta com uma calculadora muito intuitiva e prática. Ao inserir as opções, ele emite um relatório em PDF com valores médios em R$/m² para diferentes padrões de projetos, de acordo com o número de cômodos, conforme as normas da ABNT NBR 12721:2006.

 

Planejar a reforma é essencial para salvar sua obra e seu bolso

Muita gente acha que basta decidir o que quer mudar, comprar o material, contratar funcionários e tocar a obra procurando ficar dentro de um orçamento. No entanto, para que não aconteçam surpresas desagradáveis pelo caminho, o certo, segundo os arquitetos, é ter todos os itens especificados em modelo, quantidade e paginação.

A ideia, segundo os especialistas, é tornar a tomada de preços mais eficiente e economizar na hora da contratar. Essa relação deve ser a primeira coisa a fazer antes de qualquer outra coisa, para que você possa ter ideia da dimensão da obra que irá fazer.

Esse processo é trabalhoso? Bastante, mas também é bem econômico – tanto na escolha dos melhores preços na hora da compra quanto evitando que a obra fique parada enquanto algumas decisões ainda estão sendo tomadas. Lembre-se que obra parada também gera custos, inclusive os embutidos no desgaste dos materiais.

Fazer essa planilha também pode ajudar a filtrar alguns itens, substituir especificações e negociar valores. Planejar a reforma torna a obra em casa mais econômica e segura.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *